Mamã Mendonça, minha mestre do ensino primário
Aquando do início do meu percurso escolar, o ingresso no ensino primário era permitido a quem tivesse 7 anos de idade completos ou a completar até 31 de outubro do ano letivo. Assim, em junho ou julho, o meu pai apresentou-se ao professor responsável para efetuar a minha matrícula, mas o mestre argumentou que eu não tinha completado 7 anos de idade, pelo que só podia entrar no ano seguinte. Acontece que o responsável pela minha matrícula estava equivocado, pois, embora só completasse 7 anos a 24 de agosto, eu cumpria o requisito de idade de ingresso. Certo é que, devido a esse equívoco, acabei por iniciar os meus estudos primários na escola oficial, então denominada Posto Escolar de São Domingos, com oito anos de idade. No entanto, eu não era propriamente um “iniciado” nos estudos primários, pois, desde os meus cinco anos e até ao ingresso no ensino oficial, eu já tinha feito um invejável percurso no ensino primário, com a frequência assídua da “escola particular” ou de “explicaç...